Sem categoria

Dica: livros

   Ler também é cultura e traz muito conhecimento, e o melhor é quando você pode ler coisas que te interesse. Por esse motivo pedi a ajuda da minha irmã – que lê muito mais do que eu, não por não querer mas as vezes por falta de tempo mesmo.

  

1. O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
   Tem como ponto de partida a relação entre o jovem Dorian e seu retrato, feito pelo pintor Basil. Certo dia, Dorian expressa a vontade de não envelhecer, como seu duplo no quadro. A partir de então, quem envelhece é o retrato, o que não torna mais simples a vida do jovem, que passa a desenvolver relações violentas tanto com as pessoas que o cercam quanto com o próprio retrato.

2. Orgulho e preconceito, de Jane Austen

   Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet – Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém, Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai. Quando o Sr. Bingley, um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que irá conquistar o coração do novo vizinho, mas quando a jovem Elizabeth Bennett encontra o charmoso Sr. Darcy, ela acredita que ele seja o último homem na terra com quem ela poderia se casar um dia. Mas quando suas vidas se tornam entrelaçadas em uma inesperada aventura, ela se descobre cativada pela pessoa que jurou desprezar por toda eternidade.

3. Diário de uma paixão, de Nicholas Sparks

   Mais uma história que nos sensibiliza e que nos toca o coração, escrita por um homem que tem fama de acabar lindas histórias com um fim trágico.
Sparks começa a história com dois idosos, um homem e uma mulher, num lar da 3ª idade. O homem conta uma história aquela mulher, história essa que foi escrita e guardada no livro de apontamentos dele. A história deste velho homem começa com um jovem casal que estava no auge da sua adolescência. Allie, a protagonista da história, tinha 17 anos quando conheceu Noah Calhoun. Noah era um rapaz persistente que queria sair com Allie. O romance nasceu entre este casal, assim que eles se começaram a conhecer e a passar a maior parte do tempo juntos. Apesar de terem algumas brigas, o seu amor é bastante forte.

4. Harry Potter,  de J. K. Rowling

   A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto dos Muggles – termo traduzido para o Brasil como “Trouxas” (aqueles que não são bruxos). Por muitos anos este mundo foi aterrorizado por Lord Valdemort (Tom Riddle). Na noite anterior a sua queda, Voldemort encontrou o esconderijo da família Potter, e matou Lilly e James Potter (Lílian e Tiago Potter, no Brasil). Entretanto, quando voltou sua varinha contra o bebê dos Potter, Harry (Harry James/Tiago Potter), o seu feitiço voltou-se contra ele. Com o corpo destruído, Voldemort tornou-se um espírito sem poder, procurando refúgio em lugares escondidos do mundo; Harry, enquanto isso, foi deixado com uma cicatriz em forma de raio em sua testa, o único sinal físico da maldição de Voldemort. Harry tornou-se conhecido como “O Menino que Sobreviveu” no mundo dos feiticeiros, por ter sobrevivido a maldição da morte e por ter derrotado Lord Voldemort.
   Em seguida, o órfão Harry Potter é criado pelos seus tios cruéis e insensíveis, os Trouxas Dursley. Porém, quando o seu aniversário de onze anos se aproxima, Harry tem seu primeiro contato com o mundo mágico quando recebe cartas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que são roubadas pelos tios antes que ele possa lê-las. No seu décimo primeiro aniversário, Harry é informado por Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts, que ele é um bruxo e por isso tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
   Cada livro registra uma ano da vida de Harry em Hogwarts, onde ele aprende a usar magia e a fazer poções. Harry também aprende a ultrapassar muitos obstáculos mágicos, sociais e emocionais que enfrenta em sua adolescência e na segunda tentativa de ascensão de Voldemort ao poder.

5. O homem que calculava, de Malba Tahan

   As proezas matemáticas do calculista persa Samir o Homem que Calculava – tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

6. Dom Casmurro, de Machado de Assis

   Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de “olhos oblíquos e dissimulados”, de “olhos de ressaca”, Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

7. O Senhor dos anéis, de J. R. Tolkien
   A sociedade do Anel é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. Tolkien, O Senhor dos anéis. É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, ´quando à amplitude imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página´. Tolkien criou em O Senhor dos anéis uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.

8. O Hobbit, de J. R. Tolkien

   Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição.
9. Percy Jackson, de Rick Riordan
Em Percy Jackson os deuses estão prontos para entrar em guerra, mas cabe a Percy o dever de salvar ou destruir o mundo. Uma jornada empolgante se segue ao lado de Annabeth e Grover. 

  Enfim, o que não vai faltar depois de tantas matérias vai ser o que fazer não é?! rs
Espero ter ajudado de alguma forma, agora para as que estão sentindo falta, um conforto, próximo post: MODA.

  O que acharam dessas dicas?! COMENTEM, gostaria muito de saber ^^
  Para quem não viu, não deixe de conferir:

  Bom, por hoje é só, até amanhã. ;*
1