Sem categoria

Tendência: Total Jeans

    Ah o Jeans, conhecido por nós desde os primórdios de nossa geração. Encontrado desde as famosas calças até jaquetas, coletes, camisas, bolsas e tudo que se possa imaginar. Um jeans tem muita história, já que ele é tendência, trouxe um pouquinho de história pra mostrar pra vocês onde tudo começou, vocês sabiam que ela não surgiu no tradicional azul?! Então vamos conhecer mais…
    Foi em meados do século XIX, nos Estados Unidos, quando os imigrantes Levi Strauss (da Alemanha) e Jacob Davis (da Letônia) resolveram transformar em roupa a lona que era usada na cobertura de barracas. Segundo o livro Dicionário da Moda, de Marco Sabino, foi assim que nasceram as primeiras calças jeans – que no início foram adotadas pelos mineradores do Oeste americano e eram de cor marrom. Foi de Davis a idéia de colocar rebites de cobres para reforçar as calças que fabricava, usando tecido fornecido pelo comerciante Levi Strauss. Strauss foi quem registrou a invenção da peça que, logo, começou a ser produzida com brim azul, sob a marca Levi’s. Em 1890, a Levi’s criou seu modelo mais famoso, a calça 501. 
    O nome “jeans” passou a ser usado na década de 1940, nos Estados Unidos, para designar calças de brim índigo blue, que nesse momento já dava os primeiros passos para virar uniforme da juventude. O termo é uma corruptela do francês Gênes (Gênova), cidade portuária italiana onde os marinheiros usavam calças de sarja grossa proveniente de Nîmes – outro nome que sofreu alteração para dar origem ao termo denim, que virou sinônimo de tecido para fazer calça jeans. 
    Na década de 1950, o jeans era usado pela juventude rebelde americana, influenciando o mundo todo. A produção estava a cargo das marcas Lee e Wrangler, além da Levi’s. No Brasil, a São Paulo Alpargatas foi a pioneira a fabricar as chamadas calças de brim Far-West, uma versão do jeans americano.
    Legal não?! Agora sobre a tendência…
    O tradicional é usar apenas uma peça em jeans. Entretanto está em alta usar o look todo no tradicional brim índigo blue, vale inovar na mescla dos tons de azul também. Enriquecendo com acessórios e dicas de styling como usar a camisa amarrada, ou só metade para dentro, aquela dobrinha na barra da calça, super coringa. Invista também em acessórios ao jeans como algumas lavagens diferenciadas, com ou sem desenhos e até mesmo o famoso destroyer que dá pra combinar super legal. A ideia é criar um look monocromático sem parecer óbvio demais.
   Pra ajudar trouxe alguns looks pra vocês se inspirarem. No verão a dica é usar o jeans mais fino.
Então o que acharam? Achei lindo poder investir numa peça tão coringa para o guarda-roupa como o jeans.
Comentem,
beijo beijo
Fonte: Manequim Magazine
1