Sem categoria

Dicas para o seu blog

     Oi pessoal, hoje eu vim fazer um post muito especial pra vocês que também tem blog ou quem tem interesse em criar um. Quando comecei o blog, lá por volta de dezembro de 2010 não sabia muito bem o que estava fazendo, nem o que queria exatamente, então pra ajudar vocês, separei algumas dicas de coisas que aprendi com esse tempinho aqui.
1. DECIDA SOBRE O QUE FALAR
    Mesmo sendo um blog de moda ou não, é importante saber o que falar e quais pautas serão abordadas. Isso não quer dizer que você não possa dar pitacos sobre outros assuntos, mas é importante ter aquelas pautas que serão o carro chefe do seu blog.
2. ESCREVA CORRETAMENTE
    Mesmo sendo um espaço de divulgação de opinião carregado de informalidade é preciso escrever corretamente, você pode usar linguagem coloquial, mas evite abreviações e gírias, isso tira um pouco da credibilidade do seu texto e cansa o leitor.
3. TENHA IDENTIDADE VISUAL
    Ao criar uma página, independente no hospedador (blogger e wordpress), você terá disponível alguns modelos padrões de layout, FUJA. Pra ter um cantinho que tenha a sua cara e lhe caracterize, você pode apostar em modelos de templaste grátis para download ou contactar um web designer para criar a identidade visual do seu site, o que eu recomendo. É um investimento que vale a pena, até porque, você não vai trocá-lo de novo tão rápido que não vala o investimento.
    Aproveito e indico pra vocês a Andrea Lima, ela é uma fofa e faz um ótimo trabalho, muitas amigas blogueiras já fizeram seus layouts com ela e também adoraram: Delli web designer
4. INOVE NO POST
     Seja criativo nas sugestões de matérias, tanto no texto quanto na organização de texto e imagem. É importante também ter domínio em alguns programas básico de edição de imagem, como o Photoscape, mas invista em aprender o Photoshop e outros softwares também.
5. APRESENTE UMA BOA IMAGEM
    Busque imagens de qualidade para suas matérias, e quando for fotografar, estude a sua câmera e todos os recursos que ela possui, também se atente a noções básicas de fotografia, como iluminação, ISO, foco. Eu uso uma máquina compacta e muitas vezes consigo excelentes resultados. Lembre-se que uma boa imagem é tudo na vida, afinal, aquela imagem cheia de marca d’água e toda desfocada não agrada aos olhos.
6. EXPLORE AS REDES SOCIAIS
     Facebook, Instagram, Twitter, Google + ….
As redes sociais estão aí pra justamente para conectar pessoas, explore-as, apresente seu trabalho para outras pessoas e barganhe leitores.
7. TENHA ÉTICA
    Tenha ética ao criar suas publicações, Nunca, jamais, de maneira alguma copie textos de outros sites, e quando usar imagens, declare a fonte.
Quando comentar em outros sites/blogs, não crie spam. Não tem coisa mais chata e sem crédito do que comentários onde a pessoa só coloca que está te seguindo e pede que você retribua e visite seu site, quando ela nem se atentou a ver sobre o que era a publicação em que comentou. Eu mesma não costumo responder esse tipo de comentário.

8. SEJA ATENCIOSA (O) COM O SEU LEITOR
     A Brunna ( Achados da Brunna ) me lembrou desse toque tão importante. Quando se tem um blog, espera-se que as pessoas leiam, comentem, acompanhem o que você escreve, é o seu leitor, e ele deve ser sempre bem tratado, respondido com muito carinho e atenção. Eu amo os meus leitores queridos e sempre carinhoso, respondo sempre todos os emails e os comentários sempre que possível, no facebook ou instagram também dou toda atenção, e isso é o mínimo que podemos fazer para retribuir todo o carinho recebido. Eu mesma como leitora de outros blogs fico muito irritada quando não sou respondida, fico triste com isso, e as vezes nem volto mais no site. Então, trate bem o seu leitor.

    Bom pessoal é isso, espero ter ajudado alguém, o que acharam das dicas?! Esse post é dedicado para a Aline Barbosa 🙂 Comentem.
beijo beijo
3

Últimos Looks