Fotografia Viagem

Rio de Janeiro dia 1 – primeiras impressões

     Oiiiieeee lindezas, para quem me acompanha nos Insta deve saber e ter ficado cansado com tantos posts da minha viagem para o Rio de Janeiro na semana passada. Não conhecia a cidade e com certeza preciso voltar, não foi exatamente uma viagem turística, mas sim proporcionada pela universidade como uma viagem de estudos (curso arquitetura e urbanismo). Por lá tive oportunidade de conhecer uma cidade totalmente diferente dessa novinha Goiânia, cheia de complexidades e peculiaridades, tentei registrar o máximo de coisas que me chamavam atenção por meio de fotografias e hoje trouxe algumas pra vocês.

PRIMEIROS CAMINHOS

    Chegamos ao centro na hora do almoço e fomos para nossa primeira parada, pelo caminho ainda no microônibus fiz alguns registros.

post 01-1 post 02-2 post 03-3


 

REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA

   Foi nossa primeira parada oficia, pelo seu prestígio nos meios intelectuais, pela beleza arquitetônica do edifício da sua sede, pela importância do acervo bibliográfico e ainda pelas atividades que desenvolve, o Real Gabinete Português de Leitura é uma instituição notável e que muito dignifica Portugal no Brasil.

De 1837, opondo-se ao neogótico que se manifestava em diversos países da Europa, o neomanuelino representou em Portugal, uma forma de “resistência da identidade nacional” e foi nesse estilo que o gabinete não só do Rio de Janeiro, mas também o de Salvador e o de Santos sendo apenas o do Rio a receber anos depois de sua inauguração o título de Real.

  Não vou me delongar muito sobre a história e apresento a vocês um pouco do interior do edifício com toda a sua riquesa arquitetônica e também literária – o gabinete possui obras raríssimas.
post 12-12 post 09-9 post 07-7
post 14-14 post 13-13

Fotografia: Matheus Bueno

Fotografia: Matheus Bueno

Fotografia: Matheus Bueno

Fotografia: Matheus Bueno

Fotografia: Matheus Bueno

Fotografia: Matheus Bueno

Fotografia: Matheus Bueno

Fotografia: Matheus Bueno

  Não fiz registros da fachada pra vocês, porque a área era meio perigosa, uma amiga foi assaltada no meio do grupo minutos após o almoço, não estou generalizando o Rio de Janeiro como uma cidade apenas violenta, mas como uma pessoa de fora, preferi conter a maioria das fotografias a ambientes internos.

Por hora é isso, mais a frente apresento os outros registros, estou tentando usar no um novo jeito de editar as imagens, me digam o que estão achando ok?!

beijo beijo

1