Fotografia Viagem

Rio de Janeiro dia 2 – fotografia, arquitetura e urbanismo

 

 

 

 

 

   O nosso segundo dia de viagem começou bem mais atarefado e no meio  da loucura das visitas eu e o namorado acabamos perdidos do grupo, mas depois acabamos nos encontrando, nada de pânico, só que não, kkkkkk. Pois bem nosso dia de visitas começou com o Pargue Guinle, seguidos pelo antigo Ministério de Educação e Saúde, atual Edifício Capanema, Confeitaria Colombo e Museu de Arte do Rio (MAR), confiram:

PARQUE GUINLE ou PARQUE EDUARDO GUINLE

    Localizado na zona sul em Laranjeiras. Fundado em  1846 e se tornaria público anos mais tarde, projetado pelo francês Gérard Cochet ao se tornar público sofreu interferias de Burle Marx e por Lúcio Costa que projetou os edifícios residencias que tangenciam o parque. O ambiente em si é muito agradável com muitas pessoas caminhando, correndo, crianças e aparamente é bem seguro. Os edifícios são um charme a parte que completam enriquecendo a paisagem. Dentro do parque existe um palacete que antes pertencia a família Guinle e que hoje funciona a residência do governador. Quando fomos ao local ela estava sofrendo algum tipo de intervenção, restauro se não me engano, não conseguimos identificar muito bem.
post 19-19 post 15-15 post 17-17 post 14-14 post 16-16


EDIFÍCIO CAPANEMA antigo MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Importantíssimo exemplar da arquitetura moderna brasileira sendo um dos primeiros edifícios de arquitetura moderna do Brasil. Localizado no centro da cidade, foi finalizado em 1945 em projeto liderado por Lúcio Costa com participação de arquitetos famosos como Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy e foi a sede do Ministério de Educação e Saúde. O prédio apoiado por pilotis de dez metros e com destaque especial para o jardim, projeto por Burle Marx e para os painéis de azulejos de Cândido Portinari.

Ele foi construído entre 1937 e 1945. O projeto, inspirado por Le Corbuisier, era liderado por Lúcio Costa e contava com uma equipe de jovens arquitetos integrada por Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Jorge Moreira, Affonso Eduardo Reidy e Ernani Vasconcellos. Funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura.

As únicas áreas que conseguimos visitar estavam presentes algumas exposições, no térreo há uma livraria e o jardim de Burle Marx é realmente incrível, mas confesso que no desenho ele parecia bem mais incrível.

post 12-12 post 20-20 post 11-11 post 22-22 post 10-10 post 21-21


CONFEITARIA COLOMBO

Também localizada no centro da cidade é um símbolo da belle époque e faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico da cidade com mais de 100 anos de história, já recebeu inúmeras personalidades nacionais e internacionais. Em seus espaços grandiosos reluzem espelhos belgas e imperam o belíssimo mobiliário em jacarandá e as bancadas de mármore italiano.

Sem dúvida o lugar é tão magnífico que a gente se perde no meio de tantos detalhes. fiquei até emocionada, mas mesmo indo em um dia de semana ela estava bem cheia de turistas, então se você quer ir em locais para ver a população local esse não é o lugar, ele é bem mais turístico, mas não deixe de visitar, experimentei uma bomba de chocolate que estava divina.

 

post 23-23 post 09-9


 

MUSEU DE ARTE DO RIO – MAR

    O Museu de Arte do Rio foi a âncora cultural para a concepção do Porto Maravilha, foi inauguração em 2013 e é composto por dois prédios que formam um complexo cultural. O primeiro é o Palacete Dom João VI, inaugurado em 1916 e tombado pelo município em 2010, foi submetido a um longo e meticuloso processo de restauro para se transformar no pavilhão de exposições do MAR. Para unir os dois edifícios visualmente tão distintos foi criada uma cobertura com forma ondular que remete as ondas do mar.

As terças-feiras o museu oferece entrada grátis ao museu, então haviam muitos estudantes em visitas escolares. A visita é feita de cima para baixo e não tivemos acesso a todos os pavimentos do novo edifício, snif 🙁

Lá também tem um café e uma lojinha bem legais, mas com preços bem carinhos também, leve muitas dilmas.

post 01-1 post 03-3 post 04-4 post 05-5 post 06-6 post 08-8 post 02-2 post 07-7 post 24-24 post 25-25 post 26-26 post 27-27

 

Bom, o segundo dia de registros foi assim, o que vocês acharam? Alguém do Rio de Janeiro por aí?!

beijo beijo

1

Últimos Looks