Decoração

Decor: design escandinavo

58

He-lou !

   Hoje vim pra falar um pouquinho pra vocês sobre uma coisa que sou APAIXONADA chamada design nórdico ou escandinavo.

    O design escandinavo ou nórdico nasceu nos anos 1930 mas ganhou forca nos anos 1940 – 1950 e faz parte do modernismo, um movimento caracterizado pelo funcionalismo e simplicidade de formas. Como o próprio nome já diz, este estilo nasceu nos países escandinavos (Dinamarca, Noruega e Suécia) mas  devido a nossa querida globalização hoje podemos ver várias de suas referências espalhadas pelo mundo todo. Este é um estilo que está muito ligado ao minimalismo e a valorização de pecas com um design orgonométrico. Além disso hoje é muito comum vermos ambientes em design escandinavo misturados ao estilo industrial (post em breve) que também possui suas raízes no modernismo, mas com uma estética um pouco diferenciada.

59

20

 

16

 

51

 

Existem vários elementos que contribuem para a elaboração de um ambiente com design escandinavo e separei alguns pra mostrar pra vocês.

1. Materiais

Madeira

em revestimentos, elementos estruturais, bancadas, mobiliário e elementos decorativos.

wood

Metal

Em elementos estruturais, portas, janelas, luminárias, mobiliário e elementos decorativos

steel

 

Crochê

 aparece em almofadas, puffs, mantas, tapetes, peças de decoração.

crochet

 

Couro

sofás, poltronas e cadeiras são onde esse material mais aparece, mas ele também pode vir como tapeçaria e peças decorativas.

leather

linho e têxteis

 

textiles

2. Paleta de cores

A paleta de cores é bem reduzida, dominada pelo branco, preto, cinza, morrons e nudes. O que não significa que é restrito a essa paleta. Normalmente cores como azul, verde, e agora rosa (tendência), tem sido as primeiras opções quando a intenção é inserir um pouco mais de cor.

color pallete

color option

3. Luz Natural

Como uma tendência vinda de países frios, onde a incidência de sol não é tão forte, valoriza-se muito a luz natural, então as janelas e portas amplas são bem comuns.

natural lights4. Tapetes e mantas

Tapetes e mantas em cores neutras e padrões étnicos ou geométricos são bem comuns. Além, é claro de peças em couro e pele (imitação por favor), onde também entram o famoso pelego.

carpet

pelego 2

5. Plantas

O uso de plantas também é outra forma de aquecer os ambientes, além de trazer um pouco de cor e vida a eles, muitas vezes dominados pelo branco. Você pode usar plantas pequenas, folhagens e a mais queridinhas do momento: cactos e suculentas.

 

plants

6. Iluminação

Apesar de os ambientes com esse estilo já pregarem por uma boa iluminação natural, os elementos de iluminação artificial também dão um show de design. Destaque para os pendentes e luminárias com iluminação direcionada.

 

artificial lights

7. Objetos geométricos

Esses objetos dão um ar sofisticado ao ambiente, sendo feitos na maioria das vezes de algum tipo de metal.

geometric

8.Quadros

Utiliza-se muito quadros minimalista ou com frases de impacto, na maioria das vezes em preto e branco. Da pra trazer muito mais identidade pro ambiente se você fizer quadros com suas fotos preferidas, de suas viagens ou momentos especiais.  Eles podem vir pendurados na parede ou apenas apoiado em algum móvel. Outra opção pra você que quer fugir do tradicional quadro com moldura, é imprimir a arte que você quer e pregar na parede com uma fita.

Aproveitando a deixa, não deixem de conhecer a nossa linha de quadros minimalistas. São de ótima qualidade e bem baratinhos, modéstia a parte. Tem um post explicando a coleção aqui.

frames

 

Bom, se você curte esse tipo de decoração e já leu esse post até aqui, siga minha conta no Pinterest que sempre posto referências desse estilo. Além disso, existem várias contas legais pra vocês seguirem no Instagram pra continuar se inspirando .

1. @apartamento.33

panel apartamento 33

Talvez um dos apartamentos mais famosos do Instagram. Ele funciona como um diário, seus proprietários registraram e continuam registrando, todas as etapas de vida do apê, desde da entrega das chaves a reforma, mudança, adaptação a casa nova e rotina. Os Donos são o Fernando e a Débora, que também é dona do @tudoorna

2. @stadshem

stadshem

É um site de uma imobiliária sueca que vende imoveis construídos até 1970. Acompanhar o Instagram deles é já rende ótimas inspirações, mas se você estiver a procura de uma casa na Suécia, tá aí uma ótima dica também, haha.

 

    Vale lembrar que para ter uma casa com o estilo escandinavo você não necessariamente precisa correr pra loja mais próxima e comprar as peças mais cool de design ele também é muito sobre produtos homemade que deixam o ambiente muito mais aconchegante e com a ‘cara’ do dono. Então, invista em produtos de produção local, que valorizem a sua região ou coisas que você mesmo tenha feito. O que é mais relaxante que um servicinho manual, não é mesmo?!

   Espero que tenham gostado desse post e deixem nos comentários o que acham desse estilo e mais sugestões de posts de decoração que queriam ver por aqui.

 

Beeijo Beeijo.

Fotos: Pinterest

 

0