Moda

Marcas goianas que você PRECISA conhecer JÁ.

 

   O post de hoje é mais que especial. Nos últimos dois anos meu estilo mudou bastante e com ele o meu entendimento sobre consumo de moda. Passei a me preocupar mais com onde compro minhas roupas e a valorizar a produção local. Porém, esse comportamento não é exclusivo meu, muitos designers tem pesando assim o que tem provocado transformações importantes na industria da moda. O mercado goiano também vem acompanhando essa evolução e marcas totalmente originais tem surgido. Idealizadas por pessoas de mente super criativa, essas novas marcas começaram a trazer para a industria peças que unem qualidade e design.

    Em Goiás além da industria agropecuária a industria têxtil também é bastante forte, entretanto, grande parte da nossa produção é historicamente especializada em jeans e malharia. Por isso eu sempre tive dificuldade de encontrar roupas que tivessem a ver com o meu estilo em Goiânia. Parecia que as coisas que eu gostava só chegavam nas fast-fashion. Antes, quando queria algo de qualidade e com informação de moda eu acabava recorrendo as fast-fashion porque elas tinham um preço mais acessível e era onde eu conseguia encontrar roupas que eu me identificava.

    Porém, hoje as coisas mudaram. Dá pra encontrar peças com design único em marcas locais. Essas novas marcas se destacam principalmente por uma relação designer-cliente muito mais próxima, permitindo ao consumidor bater aquele papo com o criador da marca e ainda dar feedback. Tudo isso faz parte de uma experiência de consumo muito mais rica.

   Poderia falar por horas aqui sobre o esse assunto, haha, (esse foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso na faculdade, me perdoem a empolgação) mas vou direto ao ponto. Com a minha imensa curiosidade de acompanhar a evolução do mercado e sempre buscar novidades nessa terrinha onde nasci e fui criada, me deparei com algumas marcas incríveis. Essas marcas surgiram não só produzindo peças de qualidade mas também com uma preocupação estética com com o design, o branding, a fotografia, o marketing e tudo mais. Com um cuidado e uma preocupação especial com a relação com o cliente elas tem ganhando cada vez mais espaço. Fico muito feliz de ver essa mudança porque o desapego a esses aspectos era algo que sempre me incomodou em varias lojas em Goiânia.

   Bom, pensando nisso separei aqui 4 marcas goianas que eu admiro bastante e que tem tudo a ver com o meu estilo pessoal. Vocês simplesmente PRECISAM conhecer.

post - duo 47 01facebook | site/ | instagram

A Duo 47 é uma marca independente criada pelas irmãs Carla e Cecília em 2015. As peças são inspiradas no street-style, com foco no conforto, versatilidade e praticidade.  As roupas são voltadas para para o dia a dia mas também ficam incríveis em ocasiões mais sofisticadas. O estilo pessoal do cliente é o que ajuda a definir a marca e é o que a fortalece.

    Feitas com tecidos fluidos aliados ao recorte as peças trazem uma modelagem básica que se adaptam a vários biótipos. Para isso, são utilizadas linhas retas e cortes simples. Esse é um dos motivos que me fazem gostar tanto da marca.

    Todas os produtos são feitos com muito carinho e como cliente devo dizer que quando recebi meu primeiro pacote tive aquela experiência maravilhosa pelo capricho do preparo da embalagem e também pelo cheirinho que vem nas peças. É MARA.

    A marca começou vendendo apenas online e pelo Instagram mas a novidade é que elas estão com um showroom então, pra você que faz questão de experimentar suas roupas não tem problema é só ir até a loja que fica aberta de terça á sexta-feira das 14:00 às 19:00 na Rua 104 do Setor Sul, Goiânia.

O mais legal é que esse é um showroom colaborativo de marcas criadas por mulheres, sentiu o poder?! , então lá vocês vão encontrar outras marcas que tem a mesma proposta de produção local, uma delas é a Filhas de Júpiter que vou falar abaixo. Mais um detalhe: a veia empreendedora dessas irmãs não para e recentemente elas lançaram uma linha de roupas infantis, a Duo 47 for Kids, vou deixar os links pra você conferirem. facebook | instagram


post - minima 01i

instagram |

    Essa marca é tãaaaaao a minha cara que quase dava pra ser minha, haha. Desde quando vi o nome à um ano atrás, já fiquei super empolgada.

    A Mínima nasceu em junho de 2016. A Fernanda que prestava consultoria de estilo na época sempre tinha dificuldade em encontrar peças básicas e de qualidade que complementassem o look da goianiense. Assim, com a intenção de suprir essa necessidade do mercado surgiu a Mínima.  Como o próprio nome já diz a marca carrega com si o estilo minimalista com formas geométricas, cortes retos, porém tudo isso voltado para o corpo da brasileira.

    Como falei anteriormente a Mínima é uma grande coringa para as mulheres de todos os estilos, tanto garotas como eu que tem um estilo mais básico quanto para aquelas que amam peças super estampadas e super carregada de cores. O conceito da marca é desenvolver aquelas peças coringas que você precisa ter no armário pra combinar com as outras que você já tem. Elas são peças democráticas que vão bem com tudo. O melhor é que a Mínima produz roupas de bastante qualidade que você não vai precisar ficar repondo. Adeus precisa comprar uma blusinha branca todo mês.

    Além disso a marca slow fashion trabalha sem estoque com o sistema box de fabricação e entrega. Funciona assim: você escolhe a peça que quer comprar, manda as suas medidas e depois de 5 dias úteis, que é o prazo para a fabricação da sua peça, você recebe um caixa com seu produto. Caso não te sirva ou não seja o que você queria você pode devolver. Não tem como ser mais minimalista e slow fashion que isso né?!

    O e-commerce da Mínima está a caminho. Hoje, para fazer as compras você precisa entrar em contato pelo instagram ou whatsapp por onde você recebe um catálogo com todos os detalhes dos produtos disponíveis para fabricação.


post - mimimi 01

facebook | instagram

    A Mimimi surgiu em 2014 fruto do espírito empreendedor da Daianne Gontijo. A Dai sempre teve um estilo mais despojado e sempre usava camisetas nos seus looks, adaptando-as das mais variadas formas. Antes de abrir a Mimimi ela tinha uma esmalteria onde revendia camisetas de uma marca de roupas carioca, para divulgar sempre usava as camisetas alinhadas ao seu estilo pessoal e com isso muitas amigas e clientes queriam sempre comprar as peças que ela usava.. Em 2014 juntamente com seu sócio, designer da marca e marido, Luis Gontijo, eles criaram a Dai Gontijo, e a lançaram para a copa do mundo com uma coleção de camisetas customizadas que foi um sucesso absoluto.

    Depois disso decidiram criar uma nova marca que fosse especializada em t-shirts e juntamente com o trabalho de consultoria da Pliê Design, pessoal que faz um trabalho incrível no ramo da moda em Goiás, mas isso fica pra outro post, eles desenvolveram uma nova marca, a Mimimi, que recebeu esse nome porque se remete a toda mulher que tem seu estilo cheio de “coisinhas”, “mimimisses”, aquela feminilidade aguçada. A maior força da Mimimi é estar sempre muito antenada com as tendência mais atuais da moda.

   Desde de o lançamento em 2014, a Mimimi possui um marketing fortíssimo (sim eu lembro, haha) e isso fez com que ela se projetasse como uma das únicas marcas brasileiras especializadas em t-shirts. Isso rendeu a eles parcerias de muito sucesso com marcas como Glamour Brasil e Vogue, a Mimimi é a responsável pela produção das camisetas do Vogue Fashion Night Out por exemplo.

    Em 2014 as vendas eram apenas pelo site e Instagram. Porem, hoje eles contam também com um showroom próprio na Rua João de Abreu, 116, Goiânia.


post - filhas de júpiter 01

rua 104 do setor Sul, Goiânia | instagram

    Em maio de 2015 nascia a marca Juliana Cardoso que é o nome da criadora e designer por trás dela. Porém, visando um melhor ranqueamento nas redes sociais, ela passou a se chamar Filhas de Júpiter, no começo de 2017.

     Aos 20 anos a Ju descobriu uma alergia a níquel e com isso não podia ficar usando bijus e aqueles acessórios mais baratinhos então passou a pesquisar por acessórios alternativos. Quando terminou a faculdade de moda veio aquela inquietação e a vontade de ter uma marca própria e daí surgiu a Filhas de Júpiter. Todas as peças são veganas, cortadas a lazer e com acabamento artesanal. Além disso, elas tem um design muito singular, inspirados na arquitetura, no minimalismo e no estilo boêmio. O acessórios são daqueles que se você usa com jeans e camiseta e não precisa por mais nada. São definitivamente os acessórios pra valorizar qualquer look. Outra vantagem é que como a matéria prima é o couro sintético as peças são suuuuper levinhas.

    Como também tenho alergia, porém de forma mais branda, encontrei tudo que eu prezo nessa marca. Devo dizer que é ótimo ter um produto que eu não precise mais fazer o revezamento de usar um dia e ficar semanas sem poder usar mais nada sofrendo da alergia, como acontece quando uso bijus comuns.

    Como a mudança do nome foi recente a marca está vendendo apenas pelo instagram e também no showroom colaborativo, aquele mesmo da Duo 47 que funciona de Terça à Sexta-feira das 14:00 ás 19:00, mas fiquem de olho que vai vir site novo por aí.


 

    Bom pessoal é isso, espero muito que tenham gostado desse post. Achei muito importante compartilhar com vocês a história por trás de cada marca porque afinal de contas comprar de quem fabrica é isso. É você se identificar não só com o produto mas também com os os criadores e a história por trás dele.

    O blog ja tem 6 anos, nesse tempo vi essa como o mercado goiano tem mudado. Acompanhar o nascimento e a evolução dessas novas marcas tem sido encantador.  Como falei anteriormente, escolhi falar sobre essas marcas porque me identifico com todas mas existem muitas outras em Goiânia que valem muito a pena serem divulgadas. Por isso, preciso do feedback de vocês nesse post pra saber se gostaram desse formato e desse tipo de conteúdo pra que eu possa fazer mais. Comentem também se você conhecem alguma outra marca bacana que não ta aqui, vamos divulgar a produção local !

    Muito obrigada desde já Carla, Cecília, Fernanda, Dai e Juliana por toparem bater um papo comigo e contar um pouco mais da história de vocês, foi extremamente empolgante e enriquecedor.

beijo, beijo, até a próxima.

0