Fotografia

O talento de Vik Muniz

  Oii pessoal, vim aqui hoje pra falar um pouco das obras do Vik Muniz. O porque disso?! Ontem durante a aula de História da arte e da arquitetura houve um debate sobre o que é ou não arte. Uma das polêmicas que surgiram foi sobre a relação entre dinheiro e arte. Será que só quem tem dinheiro para ter materiais de ponta, por exemplo, conseguem fazer arte? Foi aí que a professora citou dentre muitos exemplo, o Vik Muniz.

  Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido como Vik Muniz, 50, é um artista plástico, fotógrafo e desenhista brasileiro muito conhecido no exterior, onde vive desde os 23 anos.Começou a trabalhar com arte fazendo esculturas e depois incorporou a fotografia em seus trabalhos. Boa parte deles são desenhos criados com materiais diversos como arame, açúcar, chocolate, doce de leite, catchup, poeira e sucata. E como o próprio artista define “Não é bem o material ou o tema, o inusitado é como essas coisas se relacionam”. E é exatamente isso que faz o seu trabalho tão surpreendente.

Confiram algumas obras:
Medusa com macarrão e molho

Monalisa com geleia e pasta de amendoim

chocolate

O lixo:

Abertura da novela Passione

Esse trabalho dele com o lixo já virou até um documentário, intitulado Lixo extraordinário Confiram o trailer.



  Eu acredito que se fazer arte é necessário talento e senso estético, dinheiro, as vezes é importante, mas não é fundamental, e os trabalhos do Vik são um ótimo exemplo disso, não acham?

Comentem ai


P.S.: Gostaria de dar um alô especial para os possíveis calouros (as) da faculdade que possam estar lendo essa matéria.

Beijo beijo

3